skip to Main Content
Vista aérea da praia de Quatro Ilhas

Quatro coisas que você não pode deixar de fazer na Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas

Reunimos curiosidades e dicas para você que é ou não turista se encantar (ainda mais) com a Quatro Ilhas, uma das praias mais famosas de Bombinhas. Confira!

Visitante frequente ou não de Bombinhas, uma das paradas obrigatórias durante a viagem é conhecer a Praia de Quatro Ilhas, carinhosamente apelidada de “Praia de Fora” pelos moradores da região, por conta da sua localização em mar aberto. Considerada a segunda praia mais bonita do Sul, o nome Quatro Ilhas originou-se da possibilidade das ilhas Macuco, Arvoredo, Deserta e Galés poderem ser avistadas da areia da praia.

Para chegar até esta maravilha de um pouco mais de um quilômetro de extensão, é possível sair do centro de Bombinhas por mais ou menos 1,5km de distância ou saindo de Mariscal, por aproximadamente 2,6km. O acesso para Quatro Ilhas é bem sinalizado e você pode ir tanto de carro quanto a pé. 

Ao chegar, não hesite em se maravilhar com a água cristalina e a areia branquinha e fina: formada por cristais de quartzo, é apenas uma das curiosidades estonteantes de Quatro Ilhas.

Confira alguns outros pontos interessantes que você pode conferir ao chegar lá:

#1 Visitar a cruz da Praia de Quatro Ilhas

Cruz da Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas SC
Créditos: Amanda Weber - Setur Bombinhas

Para quem gosta de lendas locais, essa é das boas. Foi durante uma péssima temporada de pesca artesanal da tainha que dois pescadores locais avistaram uma cruz enorme de madeira trazida pela correnteza do mar. Intrigados, resolveram carregá-la e erguê-la de frente para o mar, próxima da área da restinga, no canto esquerdo da praia. 

Depois deste feito, os pescadores não tiveram mais tempo ruim: mesmo com tantas previsões de que não seria um bom período, cardumes de tainha surpreenderam todos em abundância. 

É por isso que todo o ano, no dia 3 de maio, moradores locais adornam a cruz com flores e fazem pequenas preces para que haja fartura na próxima temporada de pesca da tainha.

Apesar da cruz ter se deteriorado com o tempo e a terem substituído, ainda é um ponto de adoração e de curiosidade do local. Bacana, não?

#2 Fazer a trilha ecológica de Quatro Ilhas

Trilha ecológica de Quatro Ilhas
Créditos: Rota Terrestre

Para quem gosta de aventura, a trilha ecológica de Quatro Ilhas está fora do “roteiro oficial de trilhas” de Bombinhas, mas é uma das mais famosas. Com início no canto direito da praia, conta com uma rota alternativa que pode ser iniciada no final da Avenida Ilha do Arvoredo, uma das principais do bairro. 

É ideal para fazer sozinho ou em família, pois o trajeto é fácil e em cerca de 20 minutos você consegue desbravar os aproximadamente 500 metros de trilha. Durante o percurso, por ser uma área de preservação, é possível se maravilhar com as diversas espécies de fauna e flora locais. Ah, e se você der sorte, ainda pode encontrar um aracuã, o pássaro “símbolo” de Bombinhas. 

Além de todos os mirantes encontrados no decorrer da trilha, ao final você conta com uma vista encantadora de toda a extensão das praias do Mariscal e Canto Grande. É possível encontrar também as famosas pedras empilhadas, que dão ótimas fotografias de recordação da sua viagem!

#3 Se aventurar no point do surf

Surfistas na praia de Quatro Ilhas

Um dos chamarizes da praia de Quatro Ilhas é, sem dúvidas, as ondas perfeitas para a prática de surf e outras modalidades aquáticas, como windsurf, por exemplo. 

Para quem já surfa, o local perfeito é o costão rochoso na ponta direita da praia e, para quem busca praticar windsurf, o point também é ótimo, já que a área fica em mar aberto e o vento se torna mais favorável para este esporte. 

Os meses ideais, inclusive favoritos dos surfistas, são março e abril, já que as ondas começam a aumentar de tamanho por conta dos ventos de inverno começarem seu fluxo em direção à praia. Já entre maio e julho a prática fica vetada, por conta da Pesca Artesanal da Tainha. Para não espantar os cardumes, a prática é proibida durante este período. 

#4 Se hospedar em um lugar próximo à Quatro Ilhas

Bombinhas Vista Aérea

Por ser um destino imperdível, com águas cristalinas e ter inclusive o selo de Bandeira Azul, que a reconhece como ponto ecológico e que atesta sua qualidade, nada melhor do que ficar próximo, se hospedando à beira-mar com todo o conforto, certo?

A pousada Bella Bombinhas fica a apenas 1,6km da Praia de Quatro Ilhas, uns 20 minutos de trajeto a pé, para você aproveitar o melhor do centro enquanto faz o caminho até a praia. 

Não deixe de conferir e reservar sua estadia conosco!

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top