skip to Main Content
conheça a flor açucena da água

Flor Açucena da água: um toque de exotismo no jardim

Saiba mais sobre a flor açucena da água, uma planta de beleza ímpar que enriquece nosso jardim à beira-mar com suas cores e aroma distinto.

Nativa das Américas Central e do Sul, a Açucena da água (Crinum erubescens) é uma planta pertencente às categorias Bulbosa, Palustre e Perene, cujo ciclo de vida é longo, o que lhe possibilita viver por mais de dois anos. Pertencente à família das Amaryllidaceae, é facilmente encontrada em várzeas úmidas (brejos), se desenvolvendo e beneficiando-se do calor e umidade do clima tropical; embora seja cultivada também em áreas de clima subtropical e equatorial, por seu alto grau de adaptabilidade.

flor açucena da água, presente no jardim da Pousada Bella Bombinhas

Com folhas grandes e largas de coloração verde-brilhante, é ainda popularmente conhecida como Açucena-do-brejo, Cebola-cecém ou Crino-cor-de-rosa. Deve ser cultivada sob plena luz solar ou meia sombra, em substrato rico em matéria orgânica. Além disso, demanda irrigação regular durante o período de crescimento e floração, que ocorre principalmente no verão. A planta gera flores lindas de cor branca e vinho, com pétalas em formato de lanças invertidas e que exalam um perfume inebriante.

Um estudo desenvolvido para o Curso de Ciências Biológicas da UFPE revela que a flor Açucena da água acha-se na categoria 5 do Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS). Isto significa que ela representa risco eminente aos nossos pets, em casos de ingestão.

Interessante, né? Organizamos este conteúdo com essas e mais informações super bacanas para você que se interessa por botânica e quer saber mais sobre esse belíssimo exemplar. Boa leitura! 🙂

Dicas para cuidar da Açucena da água

A garantia de um proeminente florescer se dá através de alguns cuidados que vão além da constância na questão da irrigação, como o fato dela precisar ser alocada em um solo que seja bem drenado.

Por se desenvolverem próximo a lagos, nas margens de rios e outros tipos de terrenos alagados, são plantas que não sofrem com o excesso de água. Para

Ela pode ser propagada por divisão da touceira (divisão de rizoma, raiz) ou pelos bulbos que são gerados pela planta e chegam a atingir 10 cm de largura e se multiplicam no outono.

A flor Açucena da água em meio ao paisagismo

Em sendo tipicamente uma planta de características ornamentais, a Açucena-da-água tem se destacado no ramo do paisagismo. Ela vem sendo utilizada recorrentemente em diversas composições de jardins devido à sua beleza considerada exótica.

O vegetal, que pode chegar a medir até 2 metros e não suporta o frio extremo, vê seu exotismo realçado quando plantado em maciços a pleno sol, embora possa também ser cultivado em vasos grandes e como bordaduras.

E o melhor: você pode apreciar essa e outras dádivas nativas da Mãe Natureza no nosso jardim à berira mar. O espaço é preservado com todo amor e carinho pela fundadora da pousada, a querida Dona Beatriz. 🥰

Visite o nosso blog para mais conteúdos como este. Não se esqueça de conferir as nossas promoções e tarifário! Faça sua reserva e relaxe em uma acomodação à beira-mar para conhecer de perto as belezas naturais que Bombinhas possui à disposição.

Consulte valores e disponibilidade.

Reserve sua pousada em Bombinhas, frente ao mar.

Back To Top